sexta-feira, 24 de outubro de 2008

FÁBULAS


Alunos pesquisando fábulas na internet
Alunos produzindo histórias em quadrinhos sobre fábulas





























PROJETO: FÁBULAS


JUSTIFICATIVA

Considerando que a fábula é uma tipologia textual que instiga discussões e reflexões a respeito da moral, e em vista da necessidade de ampliar o vocabulário lingüístico do aluno, bem como aprimorar o nível de escrita, foi desenvolvido o projeto: conhecendo e interpretando as fábulas. Neste, o educando vivenciou de forma lúdica e prazerosa, o ato de ler, interpretar, encenar e reproduzir textos.


OBJETIVO GERAL

Despertar no aluno o prazer pela leitura possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo leitor e produtor competente de textos, através do gênero literário fábula.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita;
- Reconhecer a fábula como gênero literário que veio do conto popular;
- Desenvolver o imaginário e a interpretação de fábulas em inglês;
- Reproduzir o texto oralmente, coletivamente através de encenação;
- Compreender a moral implícita no texto;
- Utilizar o dicionário de inglês como fonte de pesquisa e ampliação do vocabulário de palavras desconhecidas nas fábulas em inglês;
- Realizar a produção de histórias em quadrinhos, ilustração das fábulas lidas e interpretadas;
- Utilizar a internet como fonte de pesquisa para conhecer as fábulas.

METODOLOGIA

Introdução

Fabula(lat. + falar e gr. Phaó + dizer, contar algo) é uma narração breve (de natureza simbólica) cujas personagens via de regra são animais que pensam, agem e sentem como os seres humanos. Esta narrativa tem como objetivo transmitir uma lição de moral.

Origem das Fábulas

O nascimento da fábula coincide com o aparecimento da linguagem. Antes de ser considerada um gênero passou dispersa na boca do povo.
A fábula nasceu simultaneamente na África, na Europa e no Oriente.
As fábulas orientais foram passando da Índia para a China, ao Tibet e à Pérsia, terminando na Grécia com Esopo que soube adaptar as histórias orientais à sabedoria grega.

Ações:

- Pesquisar na internet fábulas e lê-las em duplas ou grupos;
- Distribuição de fábulas em inglês por duplas;
- Leitura e interpretação de fábulas em inglês;
- Dramatização das fábulas em sala de aula;
- Reprodução das fábulas através de histórias em quadrinhos;

Desenvolvimento:

O projeto fábulas foi desenvolvido com alunos da 7º série da Escola Júlio Vicente de Pelegrin de Linha Guataparema- Guaraciaba no mês de setembro e outubro de 2008.

3 comentários:

Azuelc disse...

Cátia!
Parabéns pela atividade. O envolvimento dos alunos demonstrou que esse é o caminho. A ludicidade aliada a pesquisa e a construção dos conceitos favorece a aprendizagem significativa.
Sucesso! Continue nesse processo de inovar pedaggicamente.

Cleusa

Unknown disse...

Onde você queria chegar com isso? mas ficou bonitooo..!

Unknown disse...

Parabens ..! ficou super fofooo..!